terça-feira, 16 de junho de 2015

Círcuitos Cerebrais de Timothy Leary


Acompanhando o Dr. Thimothy leary (com algumas poucas modificações), iremos dividir esse hardware cerbral em oitos circuitos por pura conveniência. Conveniência aqui indica que esse é o melhor mapa disponível no momento.

Quatro dos circuitos são antigos e conservadores, exitem em todas as pessoas (exceto em crianças-feras). Onde os circuitos antigos recapitulam nossa evolução até o momento presente, os outros quatro circuitos futurísticos pré-capitulam nossa evolução futura.

1 - Circuito Oral de Bio-Sobrevivência: é imprintado pela mãe ou por qualquer outro objeto maternal e condicionado pelo processo subsequente de nutrição ou ameaça. Está preocupado primariamente com o ato de mamar, se alimentar, ser acariciado e pela segurança do corpo. Leva ao ato de retirar-se frente a um organismo irritante ou predador - ou qualquer coisa que esteja associada (por imprint ou condicionamento) a um fator irritante ou predatório.

2 - Circuito Anal Emocional-Territorial: é imprintado no estágio de infante, quando a criança fica de pé, anda pelo seu ambiente e inicia a luta pelo poder dentro da estrutura familiar. Esse circuito, eminentemente mamífero, processa regras territoriais, jogos emocionais, disfarces, a ordem de bicadas e os rituais de dominação e submissão que conhecemos no momento. Supõe-se que venha a ser superado em 10 ou 15 anos; mas de qualquer maneira, o mapa não é o território.
Este circuito é o que nos interessa:


3 - Circuito Semântico de Ligação no Tempo: é imprintado e condicionado pelos artefatos humanos e pelos sistemas simbólicos. Lida e empacota o ambiente, classificando tudo de acordo com o túnel de realidade local. A invenção, cálculo, predição e a transmissão de sinais através das gerações são suas funções.

4 - Circuito Moral Sócio Sexual: é imprintado pelas primeiras experiências de relacionamento sexual que conduziram ao orgasmo na puberdade e é condicionado pelos tabús tribais. Processa o prazer sexual, as definições locais da reprodução certa ou errada. a personalidade parental adulta (papel sexual) e as formas de cuidado dos mais jovens.

O desenvolvimento destes circuitos, à medida que o cérebro evoluiu através do tempo e, uma vez que cada cérebro de primata domesticado (humano), recapitula a evolução no decorrer do processo de crescimento da infância ao adulto, torna possível a sobrevivência do reservatório genético, a sociobiologia mamífera (ordem de bicadas, ou seja, a política) e a transmissão da cultura.

O segundo grupo de quatro circuitos cerebrais é muito mais recente e cada circuito existe no momento atual em apenas algumas minorias. Onde os circuitos antigos recapitulam nossa evolução até o momento atual, esses circuitos futurístas pré-capitulam nossa evolução futura.

5 - Circuito Holístico Neuro-Somático: é imprintado pela experiência de êxtase, seja pela ioga biológica ou química. Processa as alças de de feedback neuro-somáticas (relação corpo-mente), a felicidade somático-sensorial, o sentimento de estar bem, as curas pela fé, e etc. A Ciência Cristã e a Medicina Holística consistem em truques ou aparataos que procuram fazer esse circuito entrar em atividade, pelo menos de forma temporária; a Ioga Tântrica está preocupada em trasnportar a consciência inteira e definitivamente para este circuito.

6 - Circuito Coletivo Neuro-Genético: é imprintado pelas Iogas Avançadas (choques-bioquímicos-elétricos). Processa os sistemas de feedback entre DNA/RNA e o cérebro, sendo coletivo na medida em que contém e tem acesso a todo o script evolucionário, passado e futuro. A experiência desse circuito é numinosa, mística e desestruturadora da mente; aqui se encontram os arquétipos junguianos do Inconsciente Coletivo - Deuses e Deusas, Demônios, Anões e outras personificações dos programas de DNA (instintos), que nos governam.

7 - Circuito de Metaprogramação: é imprintado por iogas muito avançadas. Consiste, em termos modernos, na consciência cibernética reprogramando e reimprintando todos os outros circuitos, chegando mesmo à reprogramação de si mesmo, tornando possível uma escolha consciente entre universos ou túneis de realidade alternativos.

8 - Circuito Quântico Não-Local: é imprintado pelo Choque, por experiências próximas da morte ou de morte clínica, pelas experiências fora do corpo, por percepções trans-temporais (precognição), por visões trans-espaciais (telepatia, etc). Sintoniza o cérebro no sistema de comunicação quântico não-local, que foi sugerido por físicos tais como Böhm, Walker, Sarfati, Bell, etc.

Esses circuitos serão explicados à medida que seguirmos em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário